Com o preço da carne em alta, muitos consumidores tiveram que ser criativos e pensar em outras formas de manter as proteínas nas refeições diárias. Algumas ideias adotadas pelos shoppers foram optar por substituições na alimentação, como o ovo, que tem se mostrado mais presente no prato dos brasileiros. Porém, para muitas pessoas a carne ainda é indispensável nas refeições.
Diante disso, o shopper buscou diferentes tipos de carnes que estejam com o valor mais em conta para complementar a alimentação, alguns deles já conhecidos como a carne de frango (frequentemente mais barata que a bovina e suína) e o peixe. Entretanto, neste momento surgiram algumas novidades no cardápio como as carnes de origem vegetal ou à base de plantas, e os cortes bovinos menos conhecidos.
O aumento do preço da carne bovina, abriu espaço para que a categoria de peixes tivesse maior procura nas vendas. Em janeiro deste ano o valor da carne bovina teve crescimento de 0,53%, já o peixe teve queda de -0,44% (dados retirados da Abras), isso se refletiu diretamente na procura pela categoria de peixes frescos e congelados. Ao contrário do que se pode acreditar, o aumento na procura por esta categoria justamente no mês de janeiro (próximo ao carnaval), não se dá apenas por causa da quaresma, mas principalmente em razão do preço que está mais em conta do que a bovina.
Outros cortes menos conhecidos ou considerados cortes não-nobres estão caindo no gosto do consumidor. Segundo matéria da SA Varejo, carnes que antes eram utilizadas para fazer espetinho, carne moída ou outros cortes considerados de segunda, agora são vendidas como a primeira opção para o consumidor.
Além disso, surgiram mais opções de carne, como as de origem vegetal ou à base de plantas. Entretanto, para muitos consumidores esta não tem sido uma escolha fácil, pois acreditam que alguns destes produtos possuem valor de venda igual ou ainda maior que as carnes de origem animal, algo que perde a ideia inicial de economizar. Segundo matéria da SA Varejo, para 39% dos consumidores o que vale é o preço do produto, ou seja, se a carne vegetal for mais em conta que a animal, é esta que escolhem.
Este pode ser o momento ideal para que os supermercadistas pensem em maneiras de expor estes produtos que estão sendo mais procurados, ou ainda, planejar de forma inteligente a precificação de cada item, para que se reverta em lucro para o supermercado e comodidade para o shopper. O ideal é buscar auxílio para realizar estes planejamentos da melhor forma possível.
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