Muitas regiões do Brasil estão enfrentando um verdadeiro desafio, uma vez que o lockdown têm sido instituído para tentar conter a nova onda do coronavírus. Cada cidade está operando de maneira diferente contra a pandemia, e em alguns casos a situação está mais crítica e as restrições mais duras. Certas regiões permitem supermercados de operar apenas na modalidade delivery, outras proibiram a venda de itens não essenciais, autorizando apenas a venda de produtos das categorias alimentícias, de limpeza e de higiene.
No ano passado, o setor supermercadista teve um grande aumento nas vendas, algo que não era esperado. Devido às restrições de circulação e ao medo da doença, as pessoas ficaram mais em casa, o que ajudou no aumento das vendas por deliverys e aplicativos de entrega.
Se antes já era importante, agora investir no e-commerce é essencial. Já citamos em artigos anteriores que as vendas online aumentaram 94% no final do ano passado. Também já dissemos que, ao que tudo indica, esta forma de compra será contínua pois entre 20% e 30% das lojas físicas que foram para o online pretendem continuar assim quando a pandemia acabar. O consumidor que prefere o e-commerce tem o perfil um pouco diferente do comum, pois prefere agilidade na entrega e taxas mais amenas, algo diferente do shopper antigo, que dá mais importância ao bom atendimento.
Focar no multiformato e no omnichannel também é uma ótima maneira de contornar a situação. Possibilitar as compras tanto online quanto físicas, fazem com que o shopper tenha mais variedade e independência na forma como ele quer comprar. Além disso, não se deve esquecer das tecnologias como redes sociais para passar informações mais rápidas para o público, ou aplicativos que facilitam a entrega das compras.
Para alguns supermercadistas poderá ser um grande desafio entender quais são os pontos de mudanças que podem ser feitas no estabelecimento. Por isso, a Unitrier assessoria em varejo disponibiliza uma equipe de especialistas completa para ajudar o setor varejista. Alguns dos trabalhos desenvolvidos são estudos para a realização de planejamento estratégico, organização do layout de gôndolas e auxílio na prevenção de perdas e finanças. Clique no link e faça um diagnóstico online e gratuito para o seu supermercado: https://bit.ly/2BxrycE
Siga nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos da Unitrier:
Deixe um comentário