Finalizando o Especial da Unitrier: Preparando o varejo para 2021, na terceira e última edição vamos falar sobre Prevenção de Perdas, que nesse período delicado de pandemia e incertezas para o varejo deve ser pensada e planejada com mais cautela do que o habitual.
Conforme mostram as pesquisas realizadas em anos diferentes pela Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o varejo alimentar teve um aumento nas perdas. Em 2019 o índice foi de 2,05%, já em 2020 a porcentagem subiu para 2,22%. O varejo alimentar carrega os maiores índices de perdas se comparado às demais categorias do varejo, algo esperado devido às complexidades do setor.
Descobrir quais são os setores do supermercado que estão tendo mais perdas e elaborar meios de como evitar isso são os primeiros passos para gerenciar os prejuízos. Além disso, investir em formação para os profissionais e conscientizar os demais colaboradores da equipe para mudar a cultura da empresa. Confira mais algumas dicas para evitar as perdas:
1- Analisar: o varejista precisa compreender a empresa, isso é importante para entender o que pode estar sendo feito de errado. Mapeie todos os processos desde o recebimento dos produtos, os processos de transformação e movimentação interna até a saída final da mercadoria.
2- Capacitar: os colaboradores que vão fazer parte do setor de Prevenção de Perdas são muito importantes, por isso, é preciso escolher pessoas que são mais capacitadas e motivadas para fazer parte deste time. Evite que o setor tenha muita gente e que o custo com funcionários seja maior ou igual ao valor de redução nas perdas, pois os ganhos com o setor de Prevenção de Perdas deve ser superior ao investimento realizado.
3- Adquirir tecnologia: as ferramentas da tecnologia podem auxiliar e facilitar o trabalho. Plataformas que facilitem processos, coletores de dados, sistemas para inventários ou para levantar informações mais precisas sobre as mercadorias são apenas alguns exemplos. Verifique qual é o tamanho da necessidade do seu supermercado e quais ferramentas podem ser úteis para a empresa.
4- Gerir: é com a gestão que o supermercadista conseguirá mensurar os resultados gerados pelo setor e pensar novos propósitos para alcançar. Esta etapa está presente desde o planejamento até a implantação e deverá ser mantida mesmo após bons resultados, de forma frequente para que os resultados obtidos sejam mantidos e melhorados. Ou seja, depois de implantados os processos, mantenha o acompanhamento do setor de Prevenção de Perdas para garantir que os resultados não se percam.
Outro fator que pode contribuir para as perdas caso não seja realizado a partir de um plano estruturado, é o excesso de estoque. Este é um fator importante e que deve ser bem analisado na hora da tomada de decisão para evitar excessos desnecessários de mercadorias, pois estamos falando de fluxo de caixa mais apertado e também de mercadorias paradas no depósito, sujeitas a vencimento excessivo e também avarias, gerando prejuízo para o supermercadista e consequentemente, impactando negativamente na rentabilidade.
Para ter auxílio sobre a Prevenção de Perdas, fale com a Unitrier, uma empresa de assessoria em varejo que ajuda a implantar e gerenciar os processos de Prevenção de Perdas de acordo com o seu supermercado. A empresa identifica os pontos onde o supermercado está sofrendo com as perdas, como por exemplo, às perdas operacionais, administrativas, financeiras e outros; e então elabora projetos que vão auxiliar no reparo desses danos para o estabelecimento. Solicite um diagnóstico online: https://bit.ly/2BxrycE
Siga nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos da Unitrier:
Deixe um comentário