Um supermercado que conhece a sua audiência, tem grandes chances de prosperar, entretanto, com este cenário pandêmico, os varejistas precisam conhecer também a casa do próprio shopper. Claro que isso é no sentido figurado, a definição verdadeira é focar em quais seriam as necessidades do shopper, o que ele está consumindo enquanto está recluso para aproveitar esta oportunidade e aplicar no sortimento do supermercado. O momento é de criar estratégias e acompanhar as mudanças de comportamento do setor como um todo.
O ‘’novo shopper’’ (o consumidor presente, durante a pandemia) consome mais do que os produtos, mas também a marca e os ensinamentos dela. Além disso, a preocupação com a limpeza já se tornou algo enraizado na rotina do consumidor, e é tratado como algo para manter a segurança da casa. Outro fator observado no comportamento do shopper, é o gasto com produtos que auxiliem no bem-estar, estas características afetam não apenas o consumidor como o setor do varejo alimentar também.
Segundo pesquisa da empresa de inteligência de mercado Horus, publicada na última edição da revista SA Varejo, foram muitas as categorias que tiveram um aumento expressivo entre os meses de janeiro e novembro de 2020. Nos alimentos e mercearia houve crescimento na procura por leite, com 55,1%; a categoria de bebidas teve aumento de 79,0%; limpeza e higiene houve crescimento na demanda para os produtos detergente 35,6% e creme dental 21,6%.
O novo cenário mostra que a casa do consumidor é uma extensão de tudo, é o lugar para entretenimento, descanso, trabalho, estudos e outros. Para os momentos de lazer, as bebidas alcoólicas e jogos deram um salto em crescimento na procura. Alguns dos produtos mais buscados foram petiscos/lanches, notebooks e eletrônicos para o trabalho que durante o ano passado, foi grande parte em homeoffice e para os estudos que em maioria, foram a distância.
Outra característica notada é em relação aos novos hábitos de consumo das refeições. Devido às normas de segurança determinadas pelos estados ou cidades, onde foram proibidos de funcionar bar, restaurantes e casas de show para evitar aglomerações, as pessoas ficaram mais em casa e optaram por fazer as próprias refeições, isso foi algo que surpreendeu os comerciantes e disparou a procura de alimentos nos supermercados. Neste período também foram beneficiados os aplicativos de entrega, como uma maneira de evitar sair de casa para realizar as compras.
Agora é preciso conhecer o cliente para então poder criar um planejamento consistente e elaborar estratégias assertivas, além de dar continuidade para a segurança do consumidor no supermercado e pensar em novas maneiras de atender este público, como por exemplo, oferecer a opção por e-commerce dos produtos do comércio. A Unitrier é uma empresa de assessoria em varejo alimentar que auxilia no planejamento estratégico e em todos os processos rotineiros do supermercado. Aproveite e solicite um diagnóstico online: https://bit.ly/2BxrycE.
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